A Beira Serra tem dificuldade em atrair médicos para exercerem funções nos centros de saúde da região. A conclusão consta do diagnóstico elaborado Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Interior Norte 1, sediado no centro de saúde da Lousã, o qual foi apresentado no dia 6 de Abril no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde.
Avelino Pedroso, responsável pe­­la apresentação do diagnóstico e vogal do Conselho Clínico do ACES, reconheceu que os concelhos de Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua e Vila Nova de Poiares possuem uma deficiente distribuição dos profissionais de saúde e têm dificuldade na atracção de novos médicos.
Durante a apresentação, o re­­­­fe­­­­­­rido responsável analisou porme­norizadamente a actual situação de cada um daqueles oito concelhos e destacou a necessidade de requalificação dos cuidados de saúde primários, dando prioridade às Unidades de Saúde Familiares e Unidades de Saúde Públicas.
A realização deste diagnóstico visou criar um acervo de dados a partir do qual o ACES poderá elencar os principais problemas e desenvolver estratégias de acção. Para tanto, o conselho clínico socorreu-se informação recolhida junto do Instituto Nacional de Estatística, a Direcção-Geral da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Administração Central do Sistema de Saúde, as autarquias locais e as próprias unidades de saúde integradas no ACES.

Autor: António Amaro Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *