Via Láctea Cartografada a partir de Pampilhosa Da Serra

Um projecto europeu financiado pelo programa COMÉNIUS da Comissão Europeia, com as participações de Portugal, França, Polónia, Roménia, Espanha, Grécia, Chipre, Bélgica, Reino Unido, Suécia e Alemanha irá permitir cartografar a VIA LÁCTEA.

A antena Portuguesa será colocada em Pampilhosa da Serra por reunir condições excelentes de recepção e emissão.O projecto europeu irá assim desenvolver a primeira rede europeia de radiotelescópios para a educação.
No âmbito do projecto serão desenvolvidos recursos pedagógicos para o estudo da nossa galáxia nas salas de aulas, recorrendo a métodos interactivos, usando as novas tecnologias de informação e computação.

Assim, a primeira sessão para professores da Europa, com o objectivo de testar e adaptar os recursos às realidades dos países participantes, irá decorrer em Pampilhosa da Serra de 10 a 13 de Abril de 2011.

Esta sessão contará com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra que entende ser este investimento um passo muito importante no sentido de atrair ao concelho o interesse dos estudantes para as ciências espaciais acrescidas à informação e computação.
Esta será uma das novas acções ao alcance das salas de aulas, que proporcionará um contacto directo e inovador a partir da Pampilhosa da Serra, no Pinhal Interior, com as ciências da Terra e Espaço e as Tecnologias da informação.

Estas acções contam localmente com a Ludoteca criativa de Pampilhosa da Serra e a participação da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Universidade de Aveiro e do Centro de estudos Geo Espaciais da Universidade do Porto.

Autor: Armindo M. Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *