O Astrolábio n.º 184 – Outubro 2021
Felizes por tua causa!
Os rios não bebem a sua própria água; as árvores não comem os seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham a sua fragância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (…)A vida é boa quando tu estás feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por tua causa.
Papa Francisco
Papa Francisco aos Jovens da Eslováquia
Uma vida com sonhos, mas sem ilusões
Cada um de vós é um dom, e pode fazer da vida um dom. Esperam-vos os outros, a sociedade, os pobres. Sonhai uma beleza que vá para além da aparência, para além das tendências da moda. Os grandes sonhos não são o carro potente, o vestido da moda ou as férias extravagantes. Não deis ouvidos a quem vos fala de sonhos e, em vez disso, vende ilusões. Amigos, não banalizemos o amor, porque o amor não é só emoção e sentimento; isto, quando muito, será o início. O amor não é ter tudo e já, não obedece à lógica do “usa e deita fora”. O amor é fidelidade, dom, responsabilidade, ir além do instinto e do instante, é amar por toda a vida e com todo o próprio ser.
O outono traz novas tonalidades, também as comunidades cristãs. Os frutos a dar sabor são a “felicidade” das árvores que se dão. A vida tem muito mais sabor quando os outros estão felizes por tua causa.
Padre Manuel Simões
Acompanhe as notícias da Pampilhosa da Serra aqui Noticias da região