Aproxima-se a quadra festiva de Natal e Ano Novo!…
[Best_Wordpress_Gallery id=”30″ gal_title=”0015 – Jornal 138 – Dezembro de 2010″]
Hoje passeámos pela baixa desta Lisboa imensa, as ruas e as montras estavam engalanadas a rigor, mas as pessoas no seu habitual bulício desta quadra festiva, iam substituindo essa palavra “Natal”, pela palavra “crise” e nem sequer reparavam em tantos mendigos que por ali se preparavam para passarem a noite ao relento.
Ficámos então a pensar, se esta crise não será mais de valores, do que propriamente de bens materiais.
Recuámos no tempo e lembrámo-nos de quando éramos meninos, à lareira e ao serão, comendo umas castanhas assadas, esperando que o Deus Menino descesse do caniço enegrecido da cozinha e nos trouxesse algo insignificante, mas que afinal nos deixava tão felizes.
Era o aconchego familiar dessas noites de Inverno, dividindo o pouco por muitos, que fazia de nós homens e mulheres serranos/as sérios/as, na luta leal pela vida, sem atropelarmos quem quer que fosse.
Hoje o que vemos? “Eles comem tudo, eles comem tudo….”, assobiam e olham para o lado!…
Vem aí o Natal e por aqui no nosso “SERRAS”, desejamos a todos os Pampilhosenses a prática de uma cultura de olharem o próximo com solidariedade, como se fazia antigamente, cientes que esses valores não sejam palavras vãs, em cada lar e em cada aldeia mais remota do nosso Concelho.
Se assim for, a palavra “crise” será substituída pela palavra “Natal” e consequentemente pela esperança num futuro com melhores dias.
Fazemos votos de um Santo e Feliz Natal para todos os Pampilhosenses e de um ano de 2011 repleto das maiores venturas.
Armindo Antunes