Quem como nós vai estando atento ao bulício das férias de Verão, facilmente conclui que os melhores dias são passados todos os anos na nossa santa Terrinha, onde é sempre possível “recarregar baterias”.
Na verdade quando estamos por aqui, alargamos o nosso horizonte visual e até parece que a vida tem mais encanto.
Juntamos os amigos e familiares, ensinamos o caminho aos netos e vamos em cada dia, percorrendo caminhos antigos, mas descobrindo sempre coisas novas.
É a gastronomia da nossa zona, são as cantorias pelas adegas, são as nossas festas e romarias e porque não os nossos percursos pedestres por descobrir, agora perfeitamente marcados e equilibrados, desde Fajão, aldeia de xisto, até à Barragem de Santa Luzia, onde se pode e deve dar um mergulho nas límpidas águas das piscinas flutuantes e depois porque não, um salto até Janeiro de Baixo. No regresso uma paragem no Casal da Lapa onde se come a qualidade da nossa gastronomia.
São as nossas praias e piscinas fluviais desde a da Pampilhosa agora com o seu restaurante com nova gerência, Malhada do Rei, Dornelas do Zêzere, Janeiro de Baixo e tantas outras.
Ir até às propriedades de algumas povoações, algumas delas em meio abandono, mas onde corre a água límpida e transparente, subir às montanhas mais elevadas da nossa Pampilhosa e desfrutar de lá as paisagens deslumbrantes.
É assim que, o Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Carlos Alberto Pereira, irá trazer ao nosso Concelho de 9 a 15 de Agosto (2010), vários milhares de jovens que acamparão na nossa região, percorrerão as nossas aldeias em contacto com a natureza e com as populações mais idosas.
Estamos cientes que esses jovens já mais irão esquecer os momentos que irão passar no nosso Concelho, as sementes irão germinar, porque esses jovens voltarão e certamente acompanhados de amigos e familiares.
Nós também prometemos voltar sempre que possível.
Autor: Armindo Martins Antunes