Rancho da Casa do Concelho de Lés-a-Lés

Foi no Parque Urbano do Silvado em Odivelas que o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra (RFCCPS) no dia 12 de Julho (2010), à noite, abrilhantou este recinto versátil e dinâmico que proporcionou aos seus visitantes muita diversão. O RFCCPS actuou para, certamente centenas de pessoas (senão mais), que sorridentes aplaudiram ao ouvir a música tradicional da região pampilhosense. Tratou-se de uma actuação que encheu de orgulho o grupo, não só pela recepção entusiasta, mas também por se tratar de uma cidade pela qual o Director, Sérgio Vicente nutre uma admiração especial, sendo por isso quase “uma obrigação” assumir este compromisso.

[Best_Wordpress_Gallery id=”16″ gal_title=”0008 – RFCCPS les a les”]

No fim-de-semana posterior, o RFCCPS somou mais uma jornada em cheio viajando rumo a Degracias, Soure, próximo de Coimbra. O convite foi feito pelo Rancho Folclórico Papoilas da Serra que comemorou o seu XV Aniversário e organizou, com o apoio das autarquias locais, o 16º Festival de Folclore. Com a recepção pelo meio-dia, seguindo-se o almoço, as entidades convidadas tiveram um momento de convívio para cantar os parabéns ao Rancho anfitrião e dançar um pouco ao som das concertinas da Pampilhosa. Assim, pelas 18 horas o Rancho da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra subiu ao palco. Tratou-se de uma actuação exaustiva, em que o grupo presenteou o público, com o seu Vira Mandado entre outras modas, mostrando a garra com que assume estes compromissos. O público, sentado à sombra de uma árvore centenária no recinto do campo polidesportivo, assistiu a um Festival de Folclore regional variado numa tarde de Verão bem quente e os grupos presentes, nomeadamente, Rancho Folclórico São Pedro de Cête (Paredes), Rancho Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas de Casconha” (Cernache), o RFCCPS e o Rancho aniversariante Rancho Folclórico Papoilas da Serra, bem que desempenharam o seu papel de agente divulgador das culturas que representam.

Finalmente, rumo ao Sul do País, na manhã de 31 de Julho, o RFCCPS viajou até Faro do Alentejo (Cuba), a convite do Grupo Coral de S. Luís de Faro do Alentejo, em comemoração do seu XII Aniversário. Para esta ocasião foram convidados outros grupos nomeadamente, Rancho Folclórico S. Pedro Caíde do Rei (Lousada), Grupo Coral Ourique, Grupo Coral Alma Alentejana, Grupo Coral Operário Paivas, Grupo Coral “Sobreiro” (Baixa da Banheira), Grupo Coral Amigas do Campo. A recepção não podia ter sido melhor, aliás como é habitual em todos os locais que o grupo visita, e após o almoço convívio houve oportunidade para aproveitar a sombra do recinto onde seria realizado o festival. Pelas 16:30H iniciou-se o desfile até ao largo onde se realizou o Festival. Pelas 20horas o RFCCPS subiu ao palco, mas com o bater dos pés considerou-se mais seguro dançar junto dos habitantes e amigos de Faro do Alentejo. Deste modo, a actuação tornou-se ainda mais estimulante para os dançarinos e para o público que viveu as festas no terreiro em território alentejano.

Fica mais uma vez comprovado que por onde quer que passe o Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra deixa a sua marca pela sua presença dinâmica e alegre, mostrando que apesar de ser um grupo que representa um povo pobre, que sobretudo vivia(e) do trabalho agrícola, transparece muita energia e diversidade pela sua variedade de música popular e genuinamente pampilhosense.

Fotos: Carlos Caramona e Paulo Almeida
Autora: Dina Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *