“A música sempre esteve bem presente na minha vida e lembro-me perfeitamente de um CD que a minha mãe colocava para nós adormecermos, não que precisássemos, porque felizmente sempre fomos bastante calmos, tanto eu como o meu irmão.”
vamos conhecer Gonçalo Silva, Jovem Pampilhosense, com provas dadas no mundo da música, desde as atuações com o seu tio Sergio Gonçalves pelas festas das aldeias, à passagem pelos programas The Voice e All Together Now o ponto alto da carreira foi a participação numa música feita para comemorar o Dia Mundial da Voz no dia 16 de abril de 2021, figura assídua nas festas do 15 de Agosto em Pampilhosa da Serra é ainda músico no Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense.
Paula Sofia Nunes
Biografia do Gonçalo
Gonçalo David Neves Silva, nascido a 04 de Abril de 2001, natural de Pampilhosa da Serra onde reside até aos dias de hoje, filho de Célia Ramos Neves Silva e Luís Carmo da Silva, aluno no agrupamento de escolas escalada de Pampilhosa da serra, desde cedo começou a despertar para a música.
Em 2017, começa a cantar com o seu tio Sérgio Gonçalves nas festas das aldeia, em 2018 e 2020 participa no concurso The Voice Portugal e no All Together Now, ainda em 2020 é convidado para cantar nas festas do Concelho, em 2021 participou nas comemorações do Dia Mundial da Voz, gravando com mais de 100 vozes, entre eles Ala do Namorados e Rui Veloso, ainda em 2021 em Agosto no concerto online do Grupo Musical Pampilhosense canta ao vivo acompanhado pelo grupo e no dia seguinte volta a participar nas Festas do Concelho, mais recentemente gravou algumas musicas com amigos, que podem ser ouvidas no no Facebook, com o nome de Gonçalo Silva, e no Instagram com o nome de “goncassilva1”.
Entrevista:
Serras da Pampilhosa: Como surgiu a música na vida do Gonçalo Silva?
Gonçalo Silva: A música sempre esteve bem presente na minha vida e lembro-me perfeitamente de um CD que a minha mãe colocava para nós adormecermos, não que precisássemos, porque felizmente sempre fomos bastante calmos, tanto eu como o meu irmão.
Por isso acredito que isso teve bastante influência na minha vida. Lembro-me ainda desde a época da primária, ver música em tudo, e andar sempre a procurar sons, fosse no fecho do estojo, no aquecedor da sala de aula, tudo era motivo para fazer música.
Sempre que surgia a oportunidade de cantar na escola, fazia-o com a maior das paixões e muita dedicação. Fiquei mais “conhecido” quando no verão de 2017, eu e o meu tio Sérgio Gonçalves, que também é cantor, fizemos um vídeo para o Facebook a ensaiar uma música.
O feedback que tive foi muito positivo e isso deixou-me bastante animado para continuar.
Desde esse ano que acompanho o meu tio sempre que possa, nas festas que faz, e é das melhores coisas que já me aconteceu. A estrada até às localidades, o montar, ensaiar, atuar, desmontar e ir de novo para casa, é um ritmo cansativo, mas que me deixa super realizado, porque no fundo estou a fazer aquilo que mais amo na vida, que é cantar.
A 15 de Agosto de 2020, a convite do Município de Pampilhosa da Serra, cantei ao vivo nas Festas do Concelho 2020, uma emissão online devido à pandemia, mas que se realizou com muito profissionalismo de toda a equipa envolvida.
Um dos dias mais felizes da minha vida e um ponto alto na minha “carreira”, foi quando tive a oportunidade de participar numa música feita para comemorar o Dia Mundial da Voz no dia 16 de abril de 2021. O vídeo foi lançado nas redes sociais dos Shout! , banda de pop-gospel portuguesa. Trata-se de uma música dos Coldplay chamada Sky full of Stars, mas numa versão bem diferente e que contou com 100 vozes, entre elementos da banda e muitos fãs que se quiseram juntar a este magnífico projeto. A enorme visibilidade deste grupo de vozes e pessoas extraordinárias, advém de colaborações com artistas como: Ala dos Namorados e Rui Veloso, entre muitos outros. É um grupo extraordinário de pessoas muito talentosas e amigas sempre lá para nos ajudar em todo o processo de gravação do vídeo, que foi realizado na casa de cada um dos participantes. Foi uma honra poder participar nesta iniciativa e recordarei para sempre com muito carinho, este feito.
A 14 de Agosto de 2021, tive o privilégio de poder cantar ao vivo, acompanhado pelo Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, numa emissão também ela online.
Dia 15 de Agosto de 2021, fui novamente presenteado, com o convite para cantar nas Festas do Concelho 2021.
Mais recentemente gravei algumas músicas com amigos meus, e o feedback das pessoas, continua a ser extraordinário.
Serras da Pampilhosa: Quais os instrumentos que toca e em que estilos musicais se insere?
Gonçalo Silva: Vou dando uns toques na guitarra, piano, saxofone alto, no fundo vou arranhando em todos. O estilo musical com que mais me identifico é o Pop.
Serras da Pampilhosa: Que papel tem o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense no desejo de prosseguir uma carreira musical?
Gonçalo Silva: Entrei para o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, tendo sempre em vista o aprender mais sobre música, e dessa maneira, evoluir enquanto músico.
O facto de sermos bem instruídos na música, abre-nos uma infinidade de oportunidades, que sem esse estudo, não existiria, ou existiria com mais dificuldade.
Serras da Pampilhosa: No seu percurso regista-se a presença no The Voice e no All Together Now. Como decorreram essas experiências?
Gonçalo Silva: Sim, participei 3 vezes, no The Voice Portugal 2018, The Voice Portugal 2020 e All Together Now 2020 respetivamente. O facto de não passar nem do primeiro casting, não foi de maneira nenhuma mau para mim, pelo contrário. Foram experiências que me amadureceram e que me fortaleceram enquanto jovem artista e ser humano. Vi e ouvi muito talento nos castings, o que me faz ter cada vez mais fé na música portuguesa.
Serras da Pampilhosa: Como é para um músico sobreviver sem o contato com o público ao longo de ano e meio?
Gonçalo Silva: O contato com o público é algo mágico de se sentir e ia estar a mentir se dissesse que foi super fácil. O contato com o público é partilha de emoções com alguém que tirou um tempinho para me ouvir, e para sentir o que quero transmitir através das músicas. Felizmente temos as redes sociais, onde sempre podemos ir interagindo com o nosso público, e que nos faz matar saudades de quem nos acompanha. Nada substitui o calor humano, mas quanto a esse, já esteve bem mais longe de voltar a existir.
Serras da Pampilhosa: É possível crescer musicalmente vivendo num ambiente serrano? Que papel têm as novas tecnologias e plataformas?
Gonçalo Silva: Acredito piamente que sim. O facto de nascer na serra ou na cidade, não é determinante para o crescimento musical. O que eu acredito, que seja sim determinante, é a força de vontade de cada um. É claro que nas grandes cidades existe mais oportunidade e variedade, mas as novas tecnologias e plataformas, vêm amenizar essa lacuna que anteriormente existia com maior evidência, e dessa forma, aproximar a serra da cidade.
Serras da Pampilhosa: Quais são os seus próximos objetivos? Que projetos nos pode revelar?
Gonçalo Silva: Posso revelar que estou a trabalhar bastante naquele que é o meu sonho, muito focado e determinado naquilo que quero alcançar, sem pressas, sem pisar ninguém, e sem me esquecer de quem sempre me deu a mão.
[Best_Wordpress_Gallery id=”68″ gal_title=”0032 – entrevista goncalo silva”]
Entrevista publicada no Serras da Pampilhosa de Setembro de 2021.
Acompanhe as notícias da Pampilhosa da Serra em Noticias da região